Mitos e Verdades ODN

Mitos e Verdades sobre Raios

As Descargas Atmosféricas

A maioria das pessoas não sabem os riscos que estão passando durante uma tempestade com descargas atmosféricas em estruturas desprotegidas ou com um sistema de proteção inadequado. No Brasil, caem 50 milhões de raios por ano segundo o instituto INPE, a explicação para esta afirmação é geográfica, pois o Brasil está numa área central onde o clima é mais quente, ou seja, é o maior país na zona tropical do planeta, sendo assim a formação de tempestades e raios é mais favorável.

Pelo Brasil ser um campeão mundial em número de descargas atmosféricas, quando se estiver no meio de uma tempestade, é importante tomar alguns cuidados que podem salvar a sua vida, veja alguns mitos e verdades sobre as descargas elétricas para você se proteger:

1. Descargas atmosféricas nunca atingem o mesmo lugar duas vezes.

Mito, as descargas atmosféricas frequentemente atingem o mesmo lugar várias vezes.

2. O para raio (SPDA) atrai o raio?

Não. O raio é um fenômeno natural imprevisível que pode ocorrer entre nuvens ou uma nuvem e a terra.

3. Se não está chovendo ou se não há cobertura de nuvens, estou protegido contra descargas atmosféricas?

Não, as descargas atmosféricas frequentemente atingem distâncias superiores a 5 km da tempestade, bem distantes da chuva ou mesmo da nuvem de tempestade. Embora pouco frequentes, podem atingir distâncias entre 16 a 24 km da tempestade. Descargas geradas pelo topo da nuvem de tempestade podem atingir o solo cerca de 80 km de distância da tempestade (condições extremas). As descargas dentro de outras nuvens podem viajar a mais de 160 km de distância da tempestade que originou a descarga atmosférica.

4. É verdade que os pneus de borracha do carro me protegem de uma descarga atmosférica, isolando do solo?

A maioria dos carros são razoavelmente seguros contra descargas atmosféricas, isso devido aos tetos e às laterais de metal que o protege, NÃO devido aos pneus. Carros conversíveis, motocicletas, bicicletas, outros veículos que não sejam fechados, e carros com carrocerias de plástico ou de fibra de vidro não protegem contra descargas atmosféricas. Da mesma forma, tratores rurais e veículos de construção civil com cabines abertas não protegem contra raios, mas aqueles que possuem cabines com metal no teto e nas laterais são mais protegidos que ficar fora deles.

5. Estou dentro de casa, estou protegido contra descargas atmosféricas.

Embora uma casa seja um bom lugar para estar protegido contra descargas atmosféricas, apenas entrar nela não é suficiente. Você deve evitar qualquer contato com o exterior da casa, evitando os telefones, equipamentos elétricos, cabos, cabos de TV, encanamentos (incluindo tubos plásticos com água), portas de metal, janelas, etc. Não fique próximo da janela para observar os raios. Uma sala interna é geralmente melhor.

6. Quando eu estiver praticando esportes e uma tempestade ameaça o local, posso terminar o jogo antes de procurar abrigo?

Esportes são atividades com a taxa de acidentes com raios que mais cresce. Não há jogo que valha mais que a morte ou uma sequela de saúde severa para o resto da vida. Deve-se procurar abrigo imediatamente quando há a ameaça de descargas atmosféricas.

7. Estruturas de metal, ou metal no corpo (jóias, relógios, óculos, etc…) atraem raios?

Altura, forma pontiaguda e isolamento são os fatores dominantes que controlam onde um raio irá atingir. A presença de metal virtualmente não faz diferença em onde o raio cai. Montanhas são feitas de rochas e são atingidos por raios todos os anos. Quando houver ameaça de descargas atmosféricas, tome providências de proteção imediatamente. Não perca tempo tirando as peças de metal do seu corpo, ou procurando abrigo sob estruturas inadequadas. Mas enquanto o metal não atrai raios, tocar ou estar próximo de objetos de metal grandes (cercas, grades, veículos, etc…) é estar inseguro quando as tempestades estão próximas. Se ocorre uma descarga atmosférica, o metal pode conduzi-lo por grandes distâncias (mais que cem metros) e eletrocutar as pessoas.

8. Onde moro tem prédios mais altos, não preciso de para raio

Mito. O fato de sua edificação ser mais baixa que outra do lado ou a edificação do lado obter para raio (SPDA) não exclui a necessidade de para raio (SPDA) em sua edificação, pois o SPDA é dimensionado somente para proteger a edificação que foram projetados, além disso a única maneira de se comprovar a não necessidade de um SPDA em um prédio é um parecer técnico de um Engenheiro Eletricista com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e um laudo justificando a decisão técnica.

9. Já tenho o sistema, nunca deu problema, não precisa de manutenção.

Saiba que mesmo que o seu sistema nunca tenha dado problema, é muito importante que seja feita uma manutenção após uma avaliação de um profissional habilitado e capacitado a exercer a atividade, ou seja, um Engenheiro Eletricista que dirá se há ou não a necessidade de manutenção, segundo a NBR 5419:2015 que regulamenta o para raio (SPDA), as inspeções devem ser feitas periodicamente, o qual deverá ser indicado pelo próprio profissional obedecendo à norma. Essa manutenção é muito importante para que os equipamentos de proteção estejam em perfeito estado em caso de uma descarga atmosférica, podendo não funcionar adequadamente caso esse procedimento não ocorra.

10. Se der problema o seguro paga…

Mito! Caso seja comprovado Imperícia, Negligência e Imprudência por sua parte, não prevenindo, podem ser motivo para que as seguradoras não paguem o benefício. Por exemplo: Não ter feitos as manutenções conforme NBR 5419:2015 como citado no item 9 a importância do mesmo.

11. Árvores têm mais risco de ser atingidas por um raio?

Isso não é mito. Árvores são bons atalhos para as descargas atmosféricas. Ou seja, não fique perto de uma durante uma chuva forte!

12. É perigoso nadar durante uma tempestade?

Sim, pois a água conduz bem a eletricidade. Se você estiver no mar e um raio cair a menos de 50 metros, você tem grande risco de receber toda a força da descarga.

13. É perigoso falar ao telefone durante um temporal?

Se for um telefone com fio, é. Assim como um raio pode atingir um poste e se propagar pela fiação elétrica da casa, queimando eletrodomésticos, ele pode viajar pela linha telefônica até a pessoa. Telefones sem fio e celulares não têm esse risco.

Os raios podem causam danos expressivos! Nós podemos Evitar! Conte com a Odnumyar Engenharia Elétrica para sua proteção!

Mitos e Verdades sobre Raios

Gostou desse post? Curta e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *