Porque fazer Projeto Elétrico?
Muitas pessoas devem se perguntar, porque devo fazer um projeto elétrico? O que vai mudar na minha obra? É um gasto necessário? E a reposta para essas perguntas é: um projeto quando bem elaborado garante qualidade, economia, melhor planejamento, conforto, evita atrasos e principalmente proporciona segurança. Com um projeto a disposição, se tem a certeza de que todos os objetivos serão atingidos.
Geralmente quem contrata serviços especializados sabe apenas que precisa de infraestrutura que funcione e por muitas vezes esquece que na área elétrica deve também se ter segurança tanto quanto a área de civil e deve ser executado por um especialista da área. O Projetista e o Engenheiro Eletricista, ao elaborar um projeto, devem procurar entender exatamente quais as necessidades do cliente e se preocupar com a segurança das instalações, através de reuniões, análises e pesquisas.
Devo contratar um Engenheiro Eletricista?
Sim, apenas ele poderá dar a garantia que o projeto e a execução do serviço serão feitos com qualidade e segurança, além das questões técnicas já citadas anteriormente, outras tão importantes quanto devem ser levantadas:
- O responsável pela elaboração do Projeto Elétrico possui CREA e está habilitado a recolher ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)?
- Na execução haverá um Engenheiro Eletricista responsável pela instalação?
- A empresa instaladora tem um Engenheiro Eletricista que possui CREA e está habilitado a recolher ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)?
- Os profissionais envolvidos na instalação foram treinados pelos fabricantes e/ou entidades do setor?
- A empresa contratada oferece segurança para os funcionários e para seu serviço?
- Quais as garantias oferecidas?
O que contem no Projeto Elétrico?
O projeto elétrico, além de conter o desenho técnico, deve conter o descritivo técnico, plano de identificação dos componentes, planos de faces e pranchas (desenho com detalhes) e uma lista básica de materiais. Caso se deseja e também para se ter um planejamento mais completo, poder ser contratado uma lista de materiais detalhada com o próprio Projetista e Engenheiro Eletricista responsáveis, a indicação de quais são as melhores marcas de materiais com melhores custos/benefícios para sua obra.
Com o projeto elétrico finalizado, poderá se buscar instaladores que usarão o projeto como base para elaborarem suas propostas comerciais além de se poderem verificar com maior precisão quais os materiais que eles deveram usar e qual será a quantidade, além de garantir para quem irá contratar como ficará exatamente após a execução e garantir que todas as propostas estão se baseando em um mesmo objetivo e estão sendo levados em conta com a mesma precisão.
Devo ter um Engenheiro Eletricista na obra?
Durante e após a execução da obra, o Engenheiro Eletricista pode ser contratado para fiscalizar a empresa executora, para saber se a obra está prosseguindo de acordo com o projeto, com segurança e até mesmo para realizar uma auditoria de conformidade ao seu final.
Embora este procedimento pareça ser desnecessário, ele acaba por economizar dinheiro, pois ao fazer um projeto e ter um Engenheiro Eletricista para acompanhar e controlar a execução se evitam aquelas popularmente chamadas de “economia burra” que geralmente são empregadas no momento da instalação, quando se sacrifica a qualidade, segurança e agilidade em troca de um ganho momentâneo, onde a médio e longo prazo se perde em constantes manutenções e alterações de um sistema que poderia ter sido bem feito desde o começo do planejamento da obra. Mas deve-se atentar na contratação de um especialista em elétrica, caso contrário não se obterá a qualidade e principalmente a economia que tanto se deseja.
Mas onde esta a economia?
Simples, quando você faz o projeto você saberá exatamente quantos pontos elétricos você terá, saberá se a luz que esta sendo instalada será a que você necessita e ainda saberá estimar quanto de cabo será usado, evitando sobras e ainda saberá a qualidade ideal de material que deverá ser comprado, pois uma boa instalação, com materiais de qualidade e garantia, trará o conforto de saber que você poderá ficar tranquilo com a instalação elétrica, evitando inconvenientes e evitará manutenções frequentes na instalação.
Ao contratarmos um projeto e seguir todas as dicas deste post, você terá a certeza de que terá uma instalação que atenda adequadamente às suas necessidades e com a melhor relação custo/benefício que pode desejar.
Entre em contato com nossa equipe e se surpreenda com o que um bom planejamento, execução e a contratação de um profissional podem fazer por você.